Estação da Luz – desafios de uma obra ilustre

Para traducir este contenido, utilice google translate, o seleccione el idioma.

Se imaginarmos uma lista com as construções mais marcantes da cidade de São Paulo, com certeza a Estação da Luz teria o seu lugar garantido. Localizada no bairro da Luz, na praça que recebe esse mesmo nome, a obra foi inaugurada em 1867 e, atualmente, faz parte do dia a dia de grande parte da população da cidade, sendo uma estação que carrega a história de São Paulo e de seus habitantes.

Para sempre atender da melhor forma possível a todos que utilizam os serviços da estação, é preciso cuidar para que a construção esteja sempre em boas condições. Para o trabalho de limpeza de algumas de suas estruturas, a ROHR forneceu o equipamento Z 80/60 4×2, uma plataforma de trabalho aéreo de braço articulado, flexível e de fácil operação. O equipamento teve que fazer um deslocamento diferente do comum, nunca realizado anteriormente. Ao chegar à estação Barra Funda de Trens (CPTM) via carreta prancha, foi descarregado e, por meio de uma ponte rolante, foi posto em cima de uma plataforma de embarque de trens, com o objetivo de ser colocado em cima de um vagão de trem “aberto”. A distância da ponte rolante até a plataforma de embarque não permitiu que o equipamento fosse retirado da carreta e recolocado no vagão diretamente. Foram necessárias várias manobras coordenadas por um profissional competente e preparado. Toda a operação foi aprovada e monitorada pelo departamento de segurança da CPTM. O equipamento chegou então à Estação da Luz onde participou da limpeza dos vitrais e estruturas metálicas do local.

As manobras exigidas tornaram a locação do equipamento um desafio e tanto. Após a conclusão de todo projeto, há sempre a sensação de dever cumprido por parte de todos que contribuíram durante a obra. Esperamos que não faltem desafios vencidos a cada novo trabalho!

Compartilhar
Quiero pedir presupuesto