Relações socioambientais

A ROHR se preocupa com os impactos que possa gerar na sociedade e, por isso,
desenvolve ou participa de diversos programas nos âmbitos sociais, culturais e ambientais.

Sociocultural

Desde 2004, a ROHR vem investindo em ações socioculturais por meio de recursos incentivados pela Lei de Incentivo Cultural (Lei Rouanet) ou pelo Fundo de Amparo a Criança e ao Adolescente (FUNCAD). Neste período, destinou mais de R$ 600 mil para diversos projetos capitaneados pela ONG Ação Comunitária, Associação Cultura Artística, Fundação Roberto Marinho, entre outros.

As iniciativas estão em linha com a filosofia da ROHR, de apoiar o desenvolvimento social e cultural no Brasil. A empresa, por exemplo, é contribuinte regular da ONG Ação Comunitária, entidade sem fins lucrativos que há 40 anos trabalha para a inserção na sociedade de milhares de crianças, adolescentes e jovens da periferia de São Paulo por meio de programas sociais e educacionais que formam crianças desde os três anos de idade até jovens com 21 anos. Seus executivos, por sua vez, vão além e sedem parte de seu tempo e conhecimento como voluntários em prol da gestão da entidade desde a sua fundação.

A ROHR contribui também com a APAE (Casa Branca), além de oferecer oportunidades de inclusão para portadores de necessidade especiais e ex-alunos da entidade, contratando-os como mão-de-obra para a operação de fabricação da ROHR desenvolvida no município de Casa Branca. Principais projetos apoiados pela ROHR:

Principais projetos apoiados pela ROHR:

Projeto Som, Ritmo e Movimento

Realiza atividades culturais nas áreas de Musicalização, Artes Cênicas, Dança, Atividades Esportivas e Capoeira para mais de 5.000 crianças, adolescentes e jovens em 22 organizações integrantes da Ação Comunitária.

Cumpre o papel de provocar mudanças significativas ao implementar ações culturais e de lazer para esse público, além de estimular a participação dos pais e o envolvimento de toda a comunidade.

Inteiramente financiado com recursos incentivados pela da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Ministério da Cultura), sua 3ª edição ocorreu em 2008 e, além da ROHR, contou com o patrocínio das empresas Abbott, Banco Itaú BBA, Banco Toyota, M. Cassab, Nadir Figueiredo, Promon, Serasa e Ultragaz.

A ROHR patrocina esse programa desde a 2ª edição, em 2007, e já garantiu a sua participação para a 4ª edição, a ser realizada em 2009.

Projeto Matizes

As artes plásticas como agente de aprendizagem, resgate cultural e inclusão. Com esse conceito, o projeto prevê o subsídio a educadores sociais e culturais das comunidades atendidas pela Ação Comunitária para a execução de oficinas com aplicação prática de conhecimentos adquiridos no Projeto de Formação de Educadores.

Com a transmissão de conhecimentos de artes plásticas a crianças e adolescentes do Programa Crê-Ser, o projeto possibilita o resgate cultural e a produção, em espaço público, de um painel com placas em cerâmica – símbolo e marco perene da construção coletiva e da identidade cultural da região.

Atende 1.792 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos com atividades aplicadas por 44 educadores. Com financiamento proveniente de recursos incentivados no âmbito do Fundo de Amparo a Criança e ao Adolescente – FUNCAD, da Prefeitura da Cidade de São Paulo, a ROHR contribui com a 2ª edição a ser realizada no ano 2009.

Projeto Eu, Tu, Nós Desatando os Nós da Sociedade

(As tecnologias da informação e comunicação como agentes de aprendizagem e inclusão social) - Inscrito no Fundo de Amparo a Criança e ao Adolescente – FUNCAD, da Prefeitura da Cidade de São Paulo, é realizado pela Ação Comunitária, objetiva contribuir de forma articulada com 17 organizações da sociedade para o desenvolvimento integral de 1.680 crianças e adolescentes de 07 a 14 anos, incentivando-os a serem protagonistas de transformações em suas histórias e nas comunidades de origem através da informática, fotografia e da produção de jornal comunitário.

A ROHR consta como um dos doadores desse projeto.