Treinamento de colaboradores: a melhor solução para diminuir acidentes.

A segurança em obras de construção ou quaisquer outras que envolva equipamentos pesados e pessoas em situações de risco merece total atenção, uma vez que acidentes nessa área podem trazer graves consequências ou até mesmo serem fatais. Cuidados devem ser prestados para eliminar riscos a todos que manuseiam equipamentos nas obras e que estão inseridos em tais ambientes.

rohrMesmo com a utilização de equipamentos de qualidade, um treinamento de funcionários é essencial. O treinamento deve acontecer antes das atividades, informando sobre as condições e o meio ambiente de trabalho, os riscos inerentes às funções, o uso adequado dos EPI’s e as informações sobre os Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC. Esse treinamento ocorre sempre que há necessidade ou no início de cada fase da obra. Cópias dos procedimentos podem ajudar a fixar tais cuidados nos hábitos diários do trabalhador. Esse treinamento é determinado pela NR 18 em seu item 18.28, visando que esse procedimento é essencial para a segurança do trabalhador. Existem 3 tipos de treinamentos, sendo eles:

  • realizado pela empresa contratante antes do trabalhador iniciar suas funções.
  • realizado sempre que necessário para reforçar ou alertar os trabalhadores no começo de diferentes etapas na obra.
  • realizado para qualificar trabalhadores para determinadas tarefas exigidas pela NR.


Informação e conhecimento são essenciais para manter a segurança e o bem-estar em toda a obra. Tenha sempre em mente como garantir proteção e compartilhe com colegas de trabalho os procedimentos corretos.

Compartilhar