A importância de investimentos em infraestrutura em períodos de crise

A economia brasileira passa por um momento de alta instabilidade e de resultados abaixo do esperado em todos os setores. O cenário ainda apresenta um índice de desemprego elevado — se comparado aos últimos anos — e a possibilidade de recessão econômica.

O ano de 2015 trouxe enormes e desagradáveis surpresas para empreendedores e investidores brasileiros. Porém, são em épocas de crises que a necessidade de reformulação e a reflexão sobre a maneira de trabalhar aparecem com mais vigor, exigindo que muitas empresas saiam da zona de conforto e procurem maneiras de ampliar seus negócios e melhorar o retrospecto do ano.

Uma das saídas indicadas por especialistas para fazer o país sair da crise é nunca deixar de investir em infraestrutura. Apesar de parecer algo contraditório — se analisarmos a conjuntura econômica em recessão — esse tipo de investimento pode ser a maneira mais objetiva de crescer. Confira o post que preparamos e entenda mais sobre esse assunto!

blog02

Os motivos para se investir em infraestrutura

A impossibilidade de expandir novos negócios e ampliar projetos de risco mais elevado faz com que as verbas tenham que ser muito bem direcionadas, gerando algum retorno para a população, que é o grande financiador de obras públicas. De fato, aumentar a infraestrutura nacional nunca deixará de ser uma boa ideia, pois o Brasil apresenta diversas lacunas estruturais em setores estratégicos, como energético, rodoviário, hidroviários e de saneamento básico.

Nesse sentido, programas de infraestrutura geralmente alavancam a criação de empregos e também oferecem aos moradores da região beneficiada melhores condições sociais. A ampliação de uma rodovia, por exemplo, possibilita que fazendeiros locais escoem sua produção de maneira mais eficaz, trocando as velhas estradas de terra esburacadas por caminhos pavimentados e seguros.

Essa ação diminui a perda de mercadoria e consequentemente amplia os lucros dos produtores, que podem revertê-lo na ampliação dos seus negócios, gerando novos empregos. Complexo, não é mesmo? Pode parecer algo difícil de compreender, mas a economia funciona como uma corrente.

Outra justificativa para os investimentos estruturais é o fato de que um país nunca está 100% pronto, nem mesmo aqueles que são considerados economias de ponta. A Inglaterra, por exemplo, pretende aumentar a verba destinada para a infraestrutura em mais de 10 bilhões de libras nos próximos 15 anos.

Os investimentos trazem melhorias

É preciso que fique claro que não é a crise que traz a necessidade de investir em infraestrutura. Na verdade, os momentos turbulentos da economia fazem com que os investimentos sejam uma oportunidade de auxiliar o crescimento do país à geração de empregos e fornecimento de melhorias para a população.

Em um país no qual muitos vivem abaixo da linha da pobreza, dependendo muitas vezes de auxílios governamentais, as obras de infraestrutura não significam apenas o ato de enxergar o progresso chegando à porta de casa, mas uma oportunidade de emprego. Grandes obras necessitam de trabalhadores e também são responsáveis por aquecer a economia local.

Compartilhar

Deixe um comentário

1 Comentário em "A importância de investimentos em infraestrutura em períodos de crise"


Filtrar por:   mais novos | mais antigos
misael Mesquita
1 ano 1 dia atrás

matérias boas nos insentivam a procurar mais conhecimento,
uma forma de crescimento intelectual

esta foi uma otima redação

wpDiscuz