Como melhorar a produtividade em um canteiro de obras?

IMG00553-20110418-1658

Muitas vezes confundida com produção, a produtividade nada mais é do que a quantidade de trabalho realizada em um período de tempo. Os dois conceitos estão ligados, mas, quando se tem um incremento da produção, na maioria das vezes ocorre também uma elevação de custos. Nesse sentido, o aumento da produção nem sempre resulta em um aumento da produtividade.

A produtividade tem como objetivo minimizar o uso de recursos, mão de obra, máquinas e insumos de forma a reduzir os custos. Neste post, vamos explicar como melhorar a produtividade de um canteiro de obras. Separamos algumas dicas, confira!

Faça a automação de equipamentos

Utilizada com frequência em minas subterrâneas e em ferramentas de controle topográfico, a automação pode eliminar em alguns casos a necessidade do uso de operadores. A sua aplicação em canteiros de obras já é possível em equipamentos como: rolos compactadores, motoniveladoras com nivelamento automático, pavimentadoras, entre outros.

Operários de máquinas carecem de treinamentos em simuladores, no equipamento em si e, também, de cursos de normas de segurança. Com a automação reduz-se o custo de empregar um funcionário e arcar com o seu treinamento, assim como a chance de acidentes por falha humana.

Opte pelo aluguel de máquinas

Quando for automatizar o seu canteiro dê a preferência por máquinas alugadas. Estes equipamentos não carecem de investimentos e, principalmente, não são necessárias paradas para manutenção, desta forma as máquinas estarão sempre em serviço, mantendo a produtividade da obra elevada.

Quando se utiliza maquinário comprado é necessário adequar o projeto aos equipamentos. A escolha pelo aluguel permite que se adquiram somente as máquinas necessárias, podendo desta forma atender aos mais diversos canteiros e projetos.

Invista em segurança

É importante zelar pela segurança da equipe, apostando em andaimes e materiais que atendam à norma. Fazendo esse tipo de investimento, você contribuirá para o aumento da produtividade. Um empregado capacitado, treinado e coberto pelos itens de segurança  trabalhará de maneira efetiva, fazendo com que os resultados sejam alcançados em menor tempo, o que, consequentemente, aumentará a produtividade de seu canteiro de obras.

Utilize equipamentos em alumínio

Atualmente este metal já tem sido empregado largamente na construção civil, e a escolha por ele permite vários benefícios. O alumínio é mais leve, mas é resistente como o aço, isto permite maior velocidade no transporte, menor quantidade de funcionários e montagem rápida. Esta simples escolha possibilita bons resultados na produtividade do canteiro.

Planeje sua obra

O planejamento é uma etapa da obra que nem sempre recebe a devida atenção. Este é um erro grave, pois, quando feito de forma equivocada, impacta toda a operação. Um trabalho bem planejado resulta em um menor tempo de parada e de espera por materiais.

Para fazer um bom planejamento é necessário: optar pelos processos de construção a serem utilizados, planejar o layout do canteiro de obras, definir todos os equipamentos indispensáveis, estabelecer as etapas da obra e suas respectivas datas e prever a necessidade de mão de obra e de recursos financeiros.

No que diz respeito especificamente aos materiais, vale usar equipamentos/escoramentos de encaixe ou projeto ou alumínio mais leves que necessitem de menos pessoas ou eliminem retrabalhos. Outra dica é trabalhar com equipamentos alugados, como dissemos acima, assim você não precisará investir em capital.

Tudo isso deve ser ajustado e outros fatores devem ser levados em conta, como época de chuva, feriados e prazo de recebimento de material.

Organize sua obra e trabalhe no Just in Time

Para trabalhar no sistema Just in Time é necessário administrar a produção e ter uma obra muito bem planejada. Aderir a esse sistema fará com que a construção não tenha materiais armazenados, evitará perdas e aumentará a velocidade do trabalho. Mas é importante frisar que, para trabalhar nesse sistema de administração de produção, você precisa ter fornecedores de materiais e equipamentos próximos ao canteiro e que cumpram com o planejamento apresentado.

A produtividade é um dos melhores indicadores para medição da eficiência de uma construção. É preciso informar-se sobre novas técnicas de construção, equipamentos e máquinas, pois as novas tecnologias são fundamentais para que seu trabalho seja bastante produtivo.

Compartilhar

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz