9 dicas de gestão de pessoas em grandes obras

Há um consenso entre empresários e gestores sobre a importância do capital humano para o crescimento e sucesso dos negócios. Independentemente do ramo de atuação ou do número de colaboradores da empresa, é preciso contar com políticas eficientes de gestão de pessoas para assegurar a atração e retenção de talentos e a formação de equipes de alta performance.

Os efeitos positivos desse tipo de gestão podem ser percebidos em alguns indicadores importantes, como, por exemplo, nos níveis de absenteísmo (ausência do ambiente de trabalho) e rotatividade (turnover) dos colaboradores, no número de acidentes de trabalho, na qualidade das entregas, no atendimento aos prazos, na capacitação e no desempenho dos times, na quantidade de currículos recebidos e de profissionais interessados em fazer parte do quadro.

Assim, engenheiros, mestre de obras e encarregados devem assumir uma nova postura, considerando os conceitos de liderança e a aplicação práticas simples para o gerenciamento de suas equipes. Conheça agora 9 dicas de gestão de pessoas em grandes obras!

blog06

Esteja presente e lidere pelo exemplo

A presença do gestor junto a equipe é uma das premissas da gestão de pessoas. Porém, é preciso também estar acessível, disposto a orientar e a ouvir ativamente. Além disso, é necessário dar o exemplo, demonstrando conhecimento técnico e adotando uma atitude positiva, com bom humor, otimismo, motivação e, principalmente, engajamento aos objetivos da empresa.

Aposte na qualidade da comunicação interna

A qualidade da comunicação é outro fator importante para uma gestão de pessoas efetiva, por isso, é essencial criar uma estratégia para uso dos canais internos, de modo que as informações cheguem a todos os colaboradores. Nesse sentido, as reuniões também são bastante úteis para atualizar, orientar e direcionar os trabalhos.

Estimule a participação das equipes

A participação das equipes, por meio de ideias e sugestões, pode gerar resultados importantes para o projeto, como a redução de custos e desperdícios. É preciso reconhecer e aproveitar o know-how e a experiência dos colaboradores. Essa iniciativa reforça o comprometimento e a colaboração.

Cuide das condições de trabalho e mantenha o foco em segurança e saúde

Em grandes obras, é essencial cuidar das condições de trabalho e garantir a segurança e a saúde dos colaboradores. Assim sendo, é preciso atentar para o uso dos equipamentos de proteção (EPIs) e devido treinamento das equipes. Nesse caso, é importante monitorar as atividades e corrigir comportamentos inseguros. Campanhas educativas também são iniciativas interessantes e devem ser utilizadas com frequência.

Invista em treinamento e capacitação

A capacitação é uma das práticas básicas da gestão de pessoas, mas, para que seja efetiva, é preciso que o gestor conheça as limitações de cada membro da equipe, de modo a planejar corretamente os treinamentos — principalmente pelo fato de existir uma falta de mão de obra verdadeiramente capacitada no país.

Estabeleça metas individuais e coletivas

A definição de metas individuais e coletivas serve para evidenciar as responsabilidades de todos em relação ao projeto e a entrega da obra. Nesse sentido, a gestão transparente é muito adequada, pois permite que a equipe acompanhe os indicadores e reconheça as pendências que devem ser solucionadas.

Adote o feedback como ferramenta de gestão de pessoas

O feedback é uma importante ferramenta para uma gestão eficaz de pessoas. Por meio de conversas estruturadas e diretas, o gestor deve orientar, corrigir desvios, valorizar e reconhecer o bom trabalho, sempre priorizando desenvolvimento profissional das equipes.

Incentive os profissionais

Para atrair e reter profissionais talentosos e competentes, é preciso incentivá-los e treiná-los, de modo que possam fazer as escolhas corretas de planejamento da própria carreira de acordo com as exigências e demandas de cada cargo. Nesse sentido, é importante haver incentivo ao aprimoramento e especialização do colaborador para que ela seja lembrado em oportunidades futuras.

Comemore as conquistas da equipe

Quando as metas são atingidas, projetos finalizados ou problemas resolvidos, é preciso comemorar. Um pequeno evento ou a uma simples premiação, seguidos de um agradecimento verdadeiro, já são suficientes para reconhecer a dedicação da equipe.

Compartilhar

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz