Preciso de um andaime. E agora?

blog_Rohr_02

Agora que você já sabe alguns conceitos sobre andaimes que abordamos no post anterior, vamos imaginar que você precise de um andaime para a sua obra, seja ela de qual tipo for. Você já viu que existem diferentes modelos de andaime e de equipamentos pelos quais são compostos. Então, como decido qual usar? Eu quem devo especificar para a empresa? Quais informações sobre o meu projeto devem ser compartilhadas?

O 1º passo para um bom serviço é do cliente.

Pois bem, ao fazer a solicitação de um andaime, realmente é necessário que sejam encaminhadas alguns dados para que seja estudada uma solução técnica e econômica que atenda às necessidades levando em conta todos os detalhes possíveis. Veja abaixo o que você precisará informar:

  • O serviço para o qual o andaime será
  • Se para a execução do serviço será utilizado equipamento eletromecânico que cause vibrações e/ou sobrepesos nos patamares de trabalho do andaime.
  • Cota de apoio e condições do apoio (piso nivelado, apoio em terreno natural, apoio sobre laje e se não tem condições de apoio).
  • Altura e a geometria da edificação para que o andaime seja adaptado aos contornos da estrutura.
  • Condições de travamento para a estabilidade do andaime devido a ação do vento. O travamento pode ocorrer em estrutura de concreto existente por meio da perfuração e fixação de chumbadores,  estroncamento com tubo e sapatas ajustáveis – macaco, entre duas estruturas confinadas, quando não há possibilidade de perfuração, torre de estabilidade ou estaiamento por meio de cabos de aç
  • A existência de interferências junto ao andaime, como rede elétrica, postes, árvores, estruturas existentes como muros, escadas, entrada e saída de veículos, entrada de lojas, etc.
  • Se há necessidade de instalação de gabarito de passagem de veículos ou pedestres pelo andaime.

Importante: sempre que possível, envie plantas e cortes para facilitar o entendimento e agilizar o desenvolvimento do projeto.

O colhimento de todas essas informações ajudará a empresa a elaborar o seu projeto e ajudará você a ter sucesso em sua obra, afinal, um bom trabalho é realizado quando as duas partes se empenham em garantir o melhor. Aguarde os nossos próximos posts para darmos continuidade ao tema.

Compartilhar

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz