Grandes construções ao redor do mundo: fatos e curiosidades

20150826_ROHR_Aparecida_064Existem enormes construções espalhadas pelo mundo que chamam a atenção de curiosos e turistas por seu tamanho imponente ou design único. Quais profissionais do ramo da engenharia ou arquitetura, ou até mesmo aqueles entusiasmados pelos monumentos, não se questionam, por exemplo, sobre o tamanho dessas construções, ou como foram feitas?

Preparamos este post para responder a estas e outras dúvidas e apresentar algumas curiosidades sobre 7 grandes construções famosas em todo o mundo. Confira a seguir!

Torre Eiffel

O mais famoso cartão-postal parisiense impressiona não somente pela sua beleza, mas também pelo fato de conseguir ser visto de quase todos os pontos da capital francesa. A torre construída em 1930 possui 324 metros de altura e foi durante 41 anos a estrutura mais alta do mundo. Para subir até o topo é possível pagar para utilizar os elevadores, ou subir os 1.665 degraus.

Um detalhe interessante é que a distância percorrida durante todas as viagens dos elevadores da torre entre a base e o topo da estrutura em um ano é de cerca de 103 mil quilômetros. Isso equivale a duas viagens e meia em volta da Terra!

Ponte Rio-Niterói

A Ponte Presidente Costa e Silva é popularmente conhecida como Rio-Niterói. Ela tem a extensão de 13,2 quilômetros, sendo 8,8 sobre a baía de Guanabara. Quando foi construída (entrega da obra em 1974), era a terceira maior do mundo, e hoje ocupa o décimo primeiro posto. Atualmente a ponte possui uma circulação de 140 mil veículos por dia, sendo o caminho de acesso da capital carioca para a Região dos Lagos — região turística do Rio de Janeiro.

Hidrelétrica de Três Gargantas

A usina de produção de energia localizada na China, no rio Yang-tsé, possui o posto de maior do mundo, superando a de Itaipu — localizada entre Brasil e Paraguai. A hidrelétrica de Três Gargantas possui cerca de 180 metros de altura e segura 1.400 trilhões de litros de água represados por 2,8 milhões de metros cúbicos de concreto.

Hidrelétrica de Belo Monte

A usina hidrelétrica situada no rio Xingu, no território do Pará, teve sua obras iniciadas em 2011 e ainda está em construção, devendo ser concluída em 2020. A usina é o maior empreendimento em construção do Brasil, orçada em cerca de R$ 26 bilhões de reais.  Até a sua conclusão, envolverá cerca de 22 mil operários e consumirá 3,7 milhões de metros cúbicos de concreto. Belo Monte será a terceira maior usina hidrelétrica do mundo, sendo menor apenas que Três Gargantas e Itaipu.

A Grande Muralha da China

A muralha que se estende por cerca de 8.000 quilômetros e atravessa 9 províncias e 100 condados chineses é uma das mais imponentes construções do mundo. Ela possui 7,8 metros de altura e seu topo tem, em média, 5,8 metros de largura. Em 2007, a Muralha da China foi eleita uma das novas 7 maravilhas do mundo.

Pirâmide de Gizé

A bela pirâmide localizada nas proximidades de Cairo, capital do Egito, é a única das sete maravilhas do mundo antigo que ainda existe. A Grande Pirâmide, como também é conhecida, foi construída por volta de 2.550 a.C para ser a tumba do grande faraó Quéops. Segundo estudiosos, sua construção demorou cerca de 20 a 30 anos para ser concluída e estima-se que cerca de 100 mil escravos trabalharam na obra.

A Pirâmide de Gizé possui 147 metros de altura, pesa mais de 6,5 milhões de toneladas e sua área é de 52,9 mil metros quadrados, o equivalente a seis campos de futebol.

Burj Khalifa

O arranha-céu localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, é o maior prédio já construído pelo homem. O Burj Khalifa possui 828 metros de altura e 168 andares, e pode ser visto por até impressionantes 85 quilômetros de distância.

O prédio possui mais de 45.000 metros cúbicos de concreto, que pesam mais de 110 mil toneladas. Para a fundação de concreto e de aço da construção, foram necessários 192 pilares enterrados com mais de 50 metros de profundidade. O Burj Khalifa possui cerca de 39.000 toneladas de vergalhões de aço.

E você, conhece alguma dessas grandes construções listadas? Comente e compartilhe quais foram suas impressões!

Compartilhar

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz